Blog do Gutemberg Gomes

DE AMIGO PRÁ AMIGO: DIGA ALÔ COMIGO!!!

AQUI É O MEU LUGAR!!!

with one comment

gute

HÁ EXATOS  24 (Opa!!!)  anos eu descobri o meu ´´aquário´´ natural: o Rádio! Dizem que um raio nunca cai duas vezes em um mesmo lugar, mas por influência do meu irmão Reginaldo Gomes, que já encantava a todos com seu vozeirão e seu dom de comunicar as coisas boas da vida, decidi passar também para o lado de dentro da caixinha. É estranho um cara decidir o que vai ser pelo resto da vida na época do vestibular aos 18, 19 anos de idade. Imagine aos 15 anos de idade… Em 1985 fui conversar com Ivair Toledo de Paiva, diretor da Rádio Correio da Serra. Cofiando seu bigode como sempre, ele resolveu dar-me uma oportunidade. Liguei para o Reginaldo querendo conselhos e ele foi magnânimo: Leia o catálogo em voz alta no banheiro. Foi assim que eu me preparei para estrear no rádio. Aproveitando a boa acústica que geralmente tem os banheiros, passava algumas horas do dia lendo as páginas amarelas, os anúncios do catálogo. Escapei assim da picaretagem de alguns ´´cursos de locução´´. Abro  um parêntese aqui para afirmar que sou meio ´´old-fashion´´ nesse sentido. Locutores nascem prontos. Com a dicção e a voz que Deus nos deu. Aprender técnicas é importante. Adquirir conteúdo nos faz Comunicadores. Agora, ninguém ensina ninguém a ser comunicador. E fecho o parêntese.

Alguns meses e muito aprendizado depois, recebi uma proposta para trocar dos 1520 Khz da Correio para os 820 Khz da Rádio Barbacena AM, onde meu trabalho foi extrememamente valorizado e meu talento reconhecido pelo diretor Sérgio Malta. Nessas duas primeiras Experiências profissionais, em emissoras maravilhosas, eu me sentia como o filho caçula que sempre fui. Recebendo o apoio de colegas que já tinham 20, 30, 40 anos de experiência e viam em mim um talento promissor. E alguém que respeitava a estrada deles e queria aprender sempre mais. Aqui entra mais uma vez a filosofia do meu brother Reginaldo Gomes. Segundo ele, o locutor tem três fases, a saber: Na primeira o locutor paga para falar, na segunda ele recebe para falar. E na terceira, ele paga para não falar. Acontecia então o encontro perfeito de gerações. Vários já estavam pagando para não falar e eu, se pudesse, moraria dentro daqueles estúdios, discotecas e salas. Passei por um intensivão tremendo, fazendo programas, jornais, atendendo ouvintes, ´´operando´´ comerciais e notas de falecimento, trabalhando como redator (nos tempos do Gillete-Press, ancestral remoto do ctrl+c ctrl+v) operador, locutor, noticiarista, programador, telefonista, e tudo o mais que pudesse, sempre com um prazer inexcedível.

Bom, eu não gosto muito de trazer essas reminiscências sobre a minha profissão por temer deixar de citar pessoas importantíssimas na minha trajetória. Chefes, companheiros, ídolos, amigos, amigas, colegas… Mas em breve vou postar muito mais aqui sobre todos aqueles que fazem parte da minha história e que me fizeram amar e valorizar o fato de estar dentro de uma caixinha e me tornar importante na vida de tantas pessoas ao longo desses 24 (opa!!!) anos ininterruptos ligados ao Rádio. Em Barbacena, Juiz de Fora e Belo Horizonte. E agora para todo o mundo também.

Pense também no caráter mutante do rádio. Tantos já decretaram a sua morte e ele vai se adaptando, absorvendo todas as novas tecnologias e se fortalecendo cada vez mais. A internet, que seria a mais nova assassina do rádio serviu para a realização de um sonho antigo: Chegarmos a qualquer ponto do Planeta.

O RÁDIO sempre dá o seu jeitinho…

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Falou e disse, perfeito, principalmente no (entre parênteses) parabéns

    vandeir antunes

    28/09/2009 at 09:27


Deixe um comentário

