Blog do Gutemberg Gomes

DE AMIGO PRÁ AMIGO: DIGA ALÔ COMIGO!!!

NOVA SEÇÃO: FOTOS QUE EU GOSTARIA DE TER BATIDO!!!

with one comment

motion-123-jump_1451125i

 

O último a cair na água é mulher do padre…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTAVA pensando hoje em como se tornou tão mais fácil registrar um momento marcante. Você pode tirar fotos com celular, as câmeras de boa qualidade tem um preço bem acessível e isso, como tudo na vida, tem seu lado positivo e, evidentemente um lado negativo. Bom, negativo não tem mais, porque agora é tudo digital! Mas, falando sério, eu devo ter no meu PC, mais de 10 Gb de fotos do meu filho que vai completar 3 anos de vida em fevereiro do ano que vem. Sem exagero, são milhares de fotos. Ao passo que a minha infância toda, até os 18 anos está registrada em dezenas, ou no máximo em  uma centena de fotos.

Era uma dificuldade danada…  Fotos apenas em festas, casamentos, aniversários. E exigiam uma preparação, um penteado, um banho ou até um perfume. E o sorriso era quase um acidente na foto. Frequentemente são rostos sisudos, cercados de uma certa pompa e alguma circunstância.

E o meu medo é de quando a minha memória começar a me trair. Não tenho praticamente nenhuma foto com os meus amigos de infância. Tenho algumas recentes (já digitais!!!) com eles. Mas do nosso suor depois de uma pelada no campo da Escola Agrícola, ou na Pracinha Álvares Cabral em Barbacena, não há registro. Eu não tenho como provar que fomos todos magros, saudáveis e incansáveis nas nossas inúmeras atividades nos tempos de criança. Como eu vou provar pro meu filho que já fui forte como ele, bonito como ele, e também conseguia fazer as coisas que ele fará e eu não mais terei preparo para fazer? Não são pensamentos que me angustiam, mas minha infância, de tão livre, e de tão maravilhosa, deveria ter sido melhor registrada  e documentada. Até mesmo a minha vida profissional, que começou cedo, aos quinze anos de idade, tem poucos registros. Eu às vezes tento me imaginar no meu primeiro dia de rádio, suando a cântaros, nervoso pela minha primeira experiência falando no microfone e nenhuma boa alma pensando assim: ´´ Vou tirar uma foto desse garoto aí. Vai que ele vira um Cid Moreira…“. O imaginário fotógrafo erraria na profecia, mas acertaria ao registrar um momento tão marcante na minha vida. Eu então seria eternamente grato. Mas não. Não tenho fotos da primeira namorada. Nenhuma foto dos meus cachorros. Todos eles vira-latas que invariavelmente se chamavam Rex ( a única exceção foi uma cachorra chamada Laika, mas algumas cadelas também eram REX!!!).

Dá o que pensar, não? Será que a nossa vida hoje é mais fotografada, filmada, registrada em blogs, orkuts porque perdemos mais tempo registrando do que vivendo??? Será que tudo é tão transitório e tão efêmero que temos essa necessidade tão grande de fotografar qualquer coisa? É mais ou menos como um incauto turista que vá ao museu do Louvre, tira uma foto da Mona Lisa e só depois de baixar no seu computador vai se deter diante da beleza e dos mistérios de uma imagem de centenas de anos…

Eu quero ter Gigas e Gigas de fotos armazenadas, mas o que vou levar comigo serão os momentos que, de tão maravilhosos, sempre ficarão guardados na minha retina.

E nessa foto está registrado o bebê que eu fui. E através dela, eu posso ver toda a minha vida. Em perspectiva…

EU BB

 

 

 

 

 

 

 

E vejo também que o melhor ainda está por vir!!!

Comentem aí, que esse post foi trabalhoso.

Written by Gutemberg Gomes

03/08/2009 às 23:47

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. ôoooo gente que nenê ( será que aqui tem acento? .. aff essas regras..)mais fofo!!
    Concordo demais..a efemeridade está aí.. e nós, seres ávidos pela eternidade e para isso, registramos e registramos e registramos…
    abraço

    Gabi

    05/08/2009 at 11:23


Deixe um comentário

