Blog do Gutemberg Gomes

DE AMIGO PRÁ AMIGO: DIGA ALÔ COMIGO!!!

JORNALISMO RETICENTE: QUEM INVENTOU ESSA DESGRAÇA???!!!

leave a comment »

sardenberg 1VEJAM bem: eu não estou afirmando que foi o Carlos Alberto Sardemberg quem inventou o JORNALISMO RETICENTE que ouvimos hoje no rádio, especialmente nas emissoras do segmento de informação. Emissoras que geram o noticiário do eixo Rio-São Paulo e deixam algumas ´´janelinhas´´ para que as emissoras dos subúrbios (tudo o que está fora do eixo!) insiram algumas informações que interessem mais ao público local. Mas, na minha concepção,  Sardemberg é o expoente máximo desse vício ou dessa grande e revolucionária novidade.

Se você ainda não prestou atenção ou faz como eu e evita essas emissoras como os vampiros evitam alho e crucifixos, vou exemplificar.

Já começa no modo de dizer a hora certa:  ´´Agoraaaa…  São… 11 horas…e… 15 minutos. Vamos… a Brasilia… as informações… com… (nome do repórter)

Ou seja, não sei se eles fazem um charminho ou querem demonstrar que pensam bastante antes de falar. Ou ainda sofrem de algum retardo mental ou delay (que também é um retardo!!!)  no áudio.  Ainda uma outra alternativa, seria demonstrar que eles não lêem as notícias e falam tudo de improviso, o que é um embuste. A verdade é que corremos o risco de normatizar o que é uma falha. Um estilo que pode influenciar negativamente os estudantes de comunicação ou os jornalistas iniciantes.

Voltando alguns anos no calendário, se um sujeito com esse tipo de leitura ou diccção fizesse um piloto em uma emissora de rádio das boas, das antigas, o diretor muito provavelmente daria bomba no ato. Diria, com jeitinho: ´´Olha, meu filho. Locutor você não pode ser. Escreva que o Fulano de Tal lê o seu texto que é muito bom e ficamos conversados. Tá contratado, mas fique longe daquele microfone e tá tudo certo.“

Preste atenção e perceba o que eu digo. O áudio é auto-explicativo:

sardenberg.mp3

Perceberam? É uma coisa irritante. Parece que eles ficam sonegando a informação. É a notícia ´´coito interrompido´´. Assim é moleza dar 24 horas de notícia ou mais. O que um locutor bom falaria em 30 segundos, o grande âncora leva 3 minutos e meio. E o outro grande problema está justamente no fato de que essas coisas que vêm, via satélite aqui para o subúrbio do Brasil, são logo macaqueadas e daqui a pouco essa praga se disseminará até no interior da Paraíba.

Essa deveria ser uma triagem natural dos cursos de Jornalismo. Você é fanho, vai escrever. Você é linda, vai dar notícia do tempo e temperatura. Ou pode ser modelo/atriz se quiser. Você tem boa voz, vai apresentar jornal e assim por diante.

Quero saber o que você pensa sobre isso ou fique atento para esse fato e depois comente. Vou voltar muitas vezes a esse post que, com certeza, vai ser o meu maior sucesso aqui. E, se possível, faça chegar esse texto ao Sardenberg (agora que vi que o nome dele é com ´´n´´).

Sempre é tempo de corrigir.     Assim digitadas, são até simpáticas, mas falandoretic

é duro de se aguentar!!!

COMENTEM!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: