Blog do Gutemberg Gomes

DE AMIGO PRÁ AMIGO: DIGA ALÔ COMIGO!!!

O CANAL 100 E A POPULARIDADE DO MENGÃO – UMA TESE

leave a comment »

EVIDENTEMENTE,  a popularidade de um time de futebol está diretamente relacionada aos títulos que ele conquista. E como se formou então a maior torcida do Brasil? Não vou fazer um ctr+c/ctrl+v na página de títulos do Fla. O post já ficaria gigantesco. As principais conquistas todo mundo já sabe: Campeão Mundial de Clubes, Libertadores da América, Penta no Brasileirão, infindáveis vezes Campeão Estadual e etc, etc, etc.

Como fui garoto na década de 1980, era praticamente impossível não me tornar Flamenguista, com o Mengo ganhando tudo e tendo os craques que todo clube gostaria de ter. E nem barreiras regionais impediam esse crescimento espantoso da Nação Rubro-Negra. Era impossível ser bairrista e resistir aos encantos do time de Zico & Cia.

Mas o que motivou esse post, além da lembrança maravilhosa de ver os dois maiores ídolos do Futebol brasileiro: PELÉ e ZICO jogando juntos pelo Mengão e dando uma traulitada no Atlético Mineiro,véspera de mais um jogo entre as duas equipes, é destacar a importância do CANAL 100 na construção do mito do gigante Rubro-Negro do futebol nacional.

Os mais jovens não viram, mas há algum tempo atrás, o Canal 100 era um noticiário exibido obrigatoriamente nos cinemas antes do filme. E muitas vezes as imagens do Canal 100 superavam e emocionavam muito mais do que o próprio filme. E quando você via os feitos do Flamengo em uma tela gigante, com uma narração que sempre enaltecia a garra rubro-negra, e que invariavelmente apresentavam vitórias, conquistas e inúmeros títulos, a vontade era de sair do cinema antes do programa principal.

Diante das telonas dos cines Palace e Apolo e do cinema da EPCAR em Barbacena criou-se praticamente uma geração unânime de Flamenguistas. E muitas vezes para desespero de pais que torciam para outros times. O meu pai, por exemplo, é tricolor. E assim acontecia com tantos outros.

Em breve voltarei ao tema, mas por ora vamos curtir a magia de Pelé e Zico jogando juntos e humilhando o Galo, como aconteceu outras inúmeras vezes e muito provavelmente se repetirá na proxima quinta.

E vamos continuar cantando pro mundo inteiro/ a alegria de ser RUBRO-NEGRO!!!flamengo4qc

Anúncios

Written by Gutemberg Gomes

28/07/2009 às 22:24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: