Blog do Gutemberg Gomes

DE AMIGO PRÁ AMIGO: DIGA ALÔ COMIGO!!!

BLOGUEIROS: SOMOS TODOS JORNALISTAS???

leave a comment »

ANTES de qualquer protesto mal-educado, já respondo logo que não. Diante da polêmica sobre o fim da obrigatoriedade  do diploma, os ânimos se exaltaram, as sobrancelhas eriçaram, as entidades de classe espernearam, mas é sempre assim que caminha a humanidade, entre sustos e sobressaltos. Se eu tivesse optado por Jornalismo ao invés de Relações Públicas eu talvez estivesse experimentando agora a sensação que tive logo que concluí o meu curso. E a pergunta também seria: E agora, José??? Radialista eu sempre fui, desde os meus quinze anos de idade. E o meu lance é Comunicar. E um blog é uma experiência maravilhosa. Cada um faz seu próprio jornal. Como você não me paga nada prá ler, não queira me cobrar a seriedade de um Walter Cronkite. walter-cronkite_46878353

E é isso o que tenho gostado mais no meu novo hábito de postar nesse blog e nos diversos blogs que passei a acompanhar.

Primeiro porque esse wordpress é uma mão na roda. Tudo é fácil demais. Vejo pessoas fazendo, com as ferramentas disponíveis, trabalhos de diagramação que eu não vejo em jornais impressos.

Uma riqueza de conteúdo, uma coisa agradável, uma falta de comprometimento, uma interatividade tão imediata, que nos motiva a blogar mais e melhor a cada dia. E quando eu digo falta de comprometimento não coloco como uma avacalhação generalizada, e sim, o compromisso com quem nos motiva a fazer o melhor possível. Sem esquentar muito a cabeça.

É folclórico aquele episódio em que, durante a Semana Santa, o dono de um jornal chama o jovem repórter e diz: ´´Rapaz, escreva uma matéria sobre Jesus Cristo.´´ E então o rapaz, intimidado pela chefia, retruca: ´´Uma matéria contra ou a favor???´´. Muitas vezes sentimos isso de maneira muito nítida lendo os jornais que deveriam ser imparciais. Mas no blog isso não acontece. Eu posso expressar as minhas antipatias, minhas implicâncias e você pode concordar comigo ou me desancar nos comentários. Eu não preciso fazer uma coluna ´´ERRAMOS´´. Aqui, se alguém erra, sou eu! E quando acerta, sou eu também.

O que nos difere dos ´´Jornalistas de Verdade´´ é que não precisamos ficar cavando, apurando, entrevistando, inquirindo, checando, etc. Partimos pura e simplesmente das nossas observações do cotidiano, comentamos aquilo que nos julgamos aptos a comentar. E jamais nos preocupamos demais em ser aquilo que o leitor espera dos jornais comuns. E quando um post como esse que dá um trabalho danado dá menos retorno do que a milésima informação dos desdobramentos da morte do Michael Jackson é como um encalhe de jornal. Mas o que perdemos com isso? Tempo. E mais nada. E depois colocamos algo sobre o Michael novamente e o blog volta a ser sucesso.

Sinta-se um jornalista. Faça o melhor que você puder do seu blog. E ajude-me a fazer desse, um lugar para entretenimento, informação, discussão, gozação e o que mais você sentir vontade. E lembre-se do primordial: EU NÃO SOU PAGO PARA ESCREVER, E VOCÊ NÃO É OBRIGADO A LER.

Leia com prazer. E comente, sempre que estiver disposto e tiver capacidade para fazê-lo.

E, prá fechar, eu posso colocar aqui as fotos que eu tiver vontade. Se tem a ver com o texto, vai da sua interpretação, mas não se preocupe muito com isso também, não!

NaturesBestPhotography1de2 mar

Written by Gutemberg Gomes

25/07/2009 às 01:30

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário

