Blog do Gutemberg Gomes

DE AMIGO PRÁ AMIGO: DIGA ALÔ COMIGO!!!

QUEM ERA O ZAQUEU DA BÍBLIA E DA MÚSICA??? APRENDA AQUI.

with 8 comments

EVANGELHO  de São Lucas. Capítulo 19; versículos de 1 a 10.

Todos já ouviram a música gravada pelo grupo Pique Novo, com a participação do Régis Danese, que consta como autor da letra (acabei de descobrir na wikipédia que ele era integrante do grupo de pagode Só prá Contrariar – até que enfim um ex-integrante do grupo se deu bem, né…). Segundo o Evangelho, Zaqueu era um sujeito baixinho, que subiu em uma árvore para ver a passagem de Cristo em sua chegada à cidade de Jericó. Zaqueu agia como age nos dias de hoje o imposto de renda: era um publicano, um cobrador de impostos. Confesso que como católico apostólico romano há mais de 30 anos, nunca havia ouvido falar no tal Zaqueu. E talvez essa seja a grande sacada da música. Precisamos chamar a atenção de Cristo para a pequenez, para a insignificância de nossas vidas. E foi  o que aconteceu com Zaqueu. Cristo, vendo-o no alto de uma árvore disse: ´´Zaqueu, desce depressa, pois convém que Eu fique hoje em tua casa´´.

O evangelista não explica e não se faz necessário explicar  como Cristo viu o pecado daquele homem. Mas a multidão achou estranho a predileção de Jesus por um pecador tamanha era  a antipatia pela  natureza do  pecado de Zaqueu. No entanto, o milagre de Cristo se deu exatamente na conversão desse homem. Na presença do messias, Zaqueu levanta-se e diz: ´´Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais´´. Ou seja, a Jesus interessava muito mais estar entre os pecadores para salvá-los do que entre os justos para elogiar sua conduta.

A Bíblia está repleta de música. Repleta de poesia. Basta abrir o coração e ouvir:

Como Zaqueu                                            ZAQUEU
Eu quero subir
O mais alto que eu puder
Só pra te ver
Olhar para Ti
E chamar sua atenção para mim.
Eu preciso de Ti, Senhor
eu preciso de Ti, Oh! Pai
Sou pequeno demais
Me dá a Tua Paz
Largo tudo pra te seguir.

Entra na minha casa
Entra na minha vida
Mexe com minha estrutura
Sara todas as feridas
Me ensina a ter Santidade
Quero amar somente a Ti,
Porque o Senhor é o meu bem maior,
Faz um Milagre em mim.

8 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. gostei muito da forma como
    foi explicada a a titude de Jesus.
    parabens

    eva ferreira

    20/08/2009 at 11:21

  2. Gutemberg! Não estava comentando por falta de tempo. Aqui em casa adoramos o Regis Danese. Quebremos todos os preconceitos e tenho ouvido também outras músicas do seu CD.O cara é bom!

    Legal a versatilidade do seu blog!

    Parabéns!

    Ricardo

    Ricardo

    22/08/2009 at 00:20

  3. por intermédio da música , fui procurar saber quem foi zaqueu, achei ótima a explicação,obrigada

    ieda pereira

    04/09/2009 at 18:09

  4. Sabe, já a algum tempo vinha ouvindo o refrão desta música principalmente na televisão devido a propaganda de venda de um cd composto por músicas gospel e, além disso, minha mãe sempre que escutava dizia;
    - Gosto muito dessa música!
    Mas, ainda não havia escutado esta música por completo, até que um dia, trabalhando com meus alunos eles começaram a cantá-la pelo refrão e de repente um deles disse:
    - Tia, eu sei cantar essa música! sei cantar desde o começo!
    Até que foram surgindo outro, outro e mais outro…
    Então, disse:
    - Que legal! Então cantem que eu quero ouvir!
    E foi lindo ver minhas crianças cantarem coro esta música. Foi emocionante!
    Posteriormente cantaram outras músicas, mas esta é realmente linda e como você, também não sabia quem era Zaqueu e vim para internete procurar saber até que, entre sites que visitei encontrei o seu.
    Obrigada! Achei ótima sua esplicação!

    Izaura

    19/09/2009 at 17:15

  5. Oi.
    Eu amo demais essa musica pois toda vez que eu chegava na escola eu começava a cantar o refrão dessa musica e as minhas amigas sempre cantavam ela toda e dai eu começei a godstar dessa musica e dai eu aprendi a canta-la todinha graças as minhas amigas.
    Hoje dia:/10/2009 minha Professora de Português(Janice) mandou a minha equipe procurar a letra dessa musica e procurar “Quem Foi Zaqueu?” e dai eu ja sabia a letra da musica completa mais eu não sabia quem foi Zaquel e o seu site mim ajudou muito a tirar uma nota 10,0 nesse trabalho de Português!
    Amo a musica e creio muito em Jesus!
    Esta é uma das frases da Igreja que eu mais gosto!
    Só que eu não sei ela direito,mas mesmo assim eu vou escreve-la!
    “Louvado Seja o Nosso Senhor Jesus Cristo…”
    “Para Sempre Seja Louvado.”

    Joyce Nayara

    28/10/2009 at 19:15

  6. Oie.
    Eu amo demais essa musica pois toda vez que eu chegava na escola eu começava a cantar o refrão dessa musica e as minhas amigas sempre cantavam ela toda e dai eu começei a godstar dessa musica e dai eu aprendi a canta-la todinha graças as minhas amigas.
    Hoje dia:/10/2009 minha Professora de Português(Janice) mandou a minha equipe procurar a letra dessa musica e procurar “Quem Foi Zaqueu?” e dai eu ja sabia a letra da musica completa mais eu não sabia quem foi Zaquel e o seu site mim ajudou muito a tirar uma nota 10,0 nesse trabalho de Português!
    Amo a musica e creio muito em Jesus!
    Esta é uma das frases da Igreja que eu mais gosto!
    Só que eu não sei ela direito,mas mesmo assim eu vou escreve-la!
    “Louvado Seja o Nosso Senhor Jesus Cristo…”
    “Para Sempre Seja Louvado.”

    Joyce Nayara

    28/10/2009 at 19:16

  7. Olá.

    Eu gostava muito desta música e decidi pesquisar quem foi Zaqueu, quando descobri que era fiscal passei a repudia-lá pois este ano fui pego na malha fina, más, tudo bem, continuo sendo um cristão fiel.

    Ps; meu repúdio é só a figura do Zaqueu, não a comunidade Gospel.

    Grande Abraço.

    Flávio

    29/10/2009 at 14:27

  8. Boa noite a todos venho falar oque aconteceu comino nesse sabado passado dia 20/03/2010 eu estava em casa durante o dia e minha esposa falou e combinou comigo de ir num churrasco de noite e eu ate ai concordei depois disso era umas 19:00 horas não quis mais ir pois nao estava afim mais ai ela achou ruim e eu decidi ir levantei e me arrumei saimos ai antes de eu sair descuti com minha intiada namorada do dono do churrasco ai sai grilado no carro ai chegamos ate la ai eu nao queria nada ai todo mundo bebendo ai decidi beber ai foi quando reuniu eu e mais dois e começamos a virar vodka ai quando terminou os dois buscaram uma garrafa de ipyoka uma pinga nisso um rapaz começou a gritar e caiu falando um monte de coissas sem sentido ai começamos a fazer horaçoes e um forte empurao me jogou no chão e me levou ate o portao ai senti uma voz e falava zaquel nao sei como isso aconteceu pois numca avia ovido a palavra sobre zaquel so a musica e rezarao muitas coissas muitas horações era mais forte que eu nao sabia oque estava falando entrei num posto de saude que minha esposa me levou e la estava o rapaz entao entrei sem falar nada com nimguem e assim que vi ele na maca pedi para deixar ele e nao deixarao pois levaram ele pra dentro cai no chao e nao saia minha voz pedi uma caneta e um papel so me deram a caneta e chegou a policia me algemaram e me colocaram do lado de fora sofri muito e to sofrendo não consigo dormir sozinho minha esposa se afastou de mim nao sei oque fazer mais pois a unica salvação e JESUS se alguem ja viu algo me responda por favor Rafael Alexandre Amaral

    Rafael Amaral

    22/03/2010 at 19:49


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.681 outros seguidores

